A expectativa para os empreendedores que vão estar na 54ª edição da Expo-Feira do Amapá, no Parque de Exposições de Fazendinha, é superar o que foi alcançado ano passado. Segundo o estado, o evento que começa dia 30 de agosto e encerra no dia 7 de setembro, tem esse objetivo.
Serão 330 mil metros quadrados dedicados a empreendimentos e lazer. Dos pequenos negócios ao agro, o espaço é uma vitrine do que existe no Amapá. A feira ganhou projeção regional e nacional a ponto de ser chamada de o maior evento de negócios da Amazônia.
Mapeando essa área toda são 40 mil metros quadrados para exposição coberta, 50 mil para esportes radicais, 3 mil vagas de estacionamento para carros e mil para motocicletas, 80 lotes para exposição e comércio , espaço para exposição de produtos e serviços, com 800 estandes, parque de negócios com 33 mil metros quadrados, equivalentes a 10% da área total e cinco praças de alimentação. Tudo isso, depois de uma ampliação na área total.
Para uma estrutura tão grande, um gigantesco esquema de atendimento ao público foi montado nas áreas da saúde e segurança. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai estar com duas ambulâncias. Uma delas de Suporte Avançado equipada com UTI e uma equipe com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor.
A outra unidade é de Suporte Intermediário, para atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamento para a rede hospitalar. Ainda terão dois dois pontos fixos de atendimentos com equipe multiprofissional e um Posto Médico Avançado com leitos de observação, oxigênio, medicamentos, equipamentos de emergência e equipe técnica para triagens e estabilizações.
No setor de segurança, o efetivo que vai estar nos nove dias do evento é 33% maior que o usado ano passado. Monitoramento por câmeras com reconhecimento facial e drones vão auxiliar as equipes. Os policiais serão distribuídos em pontos fixos e equipes de patrulhamento. O Corpo de Bombeiros também vai estar a postos com viaturas para qualquer emergência.
NO PALCO

Se por um lado os negócios movimentam a expo-feira, pelo outro as atrações nacionais movimentam um público gigantesco. As confirmações dos nomes estão sendo anunciadas aos poucos pelo governador Clécio Luís.
Ivete Sangalo e Manu Bahtidão foram dois deles. Na quinta-feira, 14, mais três atrações foram confirmadas. Henrique & Juliano, Xand Avião e Jorge & Mateus, para ao dias 4, 6 e 7 de setembro.
EMPREGOS
Para que tudo isso aconteça é preciso mão de obra. Cerca de 14 mil empregos diretos e indiretos são gerados nesse período trabalhando na montagem e manutenção do evento que também vai sediar a 1ª ExpoAmazônia, com o tema “Abrindo as Fronteiras do Futuro”. É uma preparação do Amapá para a COP30, que vai acontecer em novembro na capital do Pará.